Campanha de Vacinação Antigripe 2015 começa nesta segunda-feira
Pelo terceiro ano consecutivo, a Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) realiza a Campanha de Vacinação Antigripe. De dezembro de 2014 até janeiro deste ano, a Caixa dos Servidores fez o pré-agendamento para os seus beneficiários e a vacinação, para os agendados, começa na segunda-feira (27). O objetivo da campanha é reduzir as complicações e as internações que ocorrem em consequência das infecções causadas pelo vírus da influenza nos servidores públicos e seus familiares.
O Sistema Único de Saúde (SUS) distribui a vacina apenas para crianças menores de dois anos, gestantes e idosos acima de 60 anos, considerados grupos de risco. Dessa forma, uma grande parcela da população fica vulnerável ao vírus e suas consequências no período de inverno.
De acordo com a diretora de Assistência à Saúde da Cassems, Maria Auxiliadora Budib, em 2014, a Caixa dos Servidores adquiriu 3 mil doses da vacina e, ao fim da campanha e das doses, muitos beneficiários solicitaram mais, porém, a Cassems não conseguiu atender a demanda, pois não havia no mercado para aquisição. “As vacinas são importadas e os laboratórios fecham os lotes de compra em março. Portanto, nós precisamos da definição prévia da quantidade de agendamentos para comprarmos o número de doses adequadas às reservas solicitadas”, explica a diretora.
Tire suas dúvidas sobre a vacinação contra a gripe:
Quais são os vírus que a vacina protege?
- A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado que são: Influenza A (H1N1); Influenza A (H3N2) e Influenza B.
A vacina contra gripe imuniza contra resfriado?
- Não, pois o resfriado é diferente de gripe. A vacina não imuniza contra o resfriado causado por outros vírus.
Há alguma contraindicação da vacina?
- A vacina só não é recomendada para quem tem alergia à proteína do ovo – usada na sua fabricação.
A vacina contra a gripe causa algum efeito colateral?
- Não. A vacina usada na campanha contra a gripe é segura. Em poucos casos, podem ocorrer manifestações de dor no local da injeção ou endurecimento do músculo. Além disso, as pessoas que não tiveram contato anterior com os antígenos (substâncias que provocam a formação de anticorpos específicos) podem apresentar mal-estar, mialgia ou febre. Todas estas ocorrências tendem a desaparecer em 48 horas.
Vou ficar gripado (a) após me vacinar?
- Não. A vacina contra a influenza (gripe) é inativada, contendo vírus mortos, fracionados ou em subunidades não podendo, portanto, causar gripe. Quadros respiratórios simultâneos podem ocorrer sem relação causa-efeito com a vacina.
A vacina contra a gripe tem o mesmo efeito que um antigripal?
- Não, a vacina previne contra a gripe e o antigripal é um medicamento para o alívio sintomático da gripe, usado para reduzir os efeitos causados pela doença.
Quais os critérios de distribuição?
- É necessário que o beneficiário Cassems faça a sua pré-reserva até o dia 20 de dezembro pela nossa Central de Atendimento 24 horas. Posteriormente, nós marcaremos a data para aplicação da vacina e entraremos em contato com estes beneficiários.
Quem deve receber a vacina?
- Os grupos prioritários são recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e fazem parte da estratégia do Ministério da Saúde. Na Cassems, qualquer beneficiário que fizer o pré-agendamento até o dia 20 de janeiro poderá receber a imunização.
Quanto tempo leva para a vacina fazer efeito?
- Em adultos saudáveis, a detecção de anticorpos protetores se dá entre 2 a 3 semanas após a vacinação, e apresenta, geralmente, duração de 6 a 12 meses. O pico máximo de anticorpos ocorre após 4 a 6 semanas após a vacinação.
Onde será realizada a vacinação?
- Em Campo Grande, a vacinação ocorrerá no Centro de Prevenção Cássio Pereira do Nascimento, localizado na rua Abrão Júlio Rahe, 97, no Centro. No interior, a vacinação será feita nas Unidades Regionais e Hospitais da Cassems.
Onde é fabricada a vacina contra a gripe?
- As vacinas são importadas, em sua grande maioria dos Estados Unidos.
Qual é o período de vacinação?
- O período ideal é antes da entrada do inverno, quando o vírus ainda não está em circulação. A campanha de vacinação da Cassems deve ter início em abril de 2015.
Por quanto tempo dura a imunização pós-vacina?
- Dura de 6 a 12 meses.
É obrigatório apresentar a caderneta de vacinação?
- Não é obrigatória a apresentação da caderneta de vacinação, mas este documento é necessário para atualização de outras vacinas do calendário de vacinação.
Quem se vacinou no ano passado, precisa se imunizar de novo?
- Sim, a imunidade dura – após a vacina – de 6 a 12 meses. A composição da vacina e produção é anual, e pode mudar conforme os vírus que circularam no ano anterior.
Qual a quantidade de vacina adquirida pela Cassems?
- A quantidade de vacinas é adquirida conforme os pré-agendamentos. Por isso, é importante que os interessados entrem em contato com a nossa Central de Atendimento 24 horas, de 15 de dezembro a 15 de janeiro e reserve a sua dose.
Fonte:Ascom Cassems