Notícias do Sinpol-MS

Câmara aprova emenda mas retira forças estaduais de segurança

Na madrugada desta sexta-feira (12), o plenário da Câmara aprovou por 467 votos a 15, uma emenda que altera a reforma da Previdência para prever regras de aposentadoria mais suaves para uma série de carreiras policiais, como: Polícia Federal; Polícia Rodoviária Federal; Polícia Ferroviária Federal; Polícias legislativas (Senado e Câmara); Polícia Civil do Distrito Federal e agentes penitenciários e socioeducativos federais.

A emenda aprovada não trata dos policiais dos estados (policiais militares, civis e bombeiros dos estados), uma vez que os servidores dos estados e municípios foram excluídos da reforma.

A Cobrapol alerta que as Policias Civis Estaduais, por mais que não estejam no texto, estão passíveis de terem aplicadas estas mesmas regras por similaridade. O texto da emenda aprovado hoje, foi imposto às entidades representativas dos policiais e recusada em uma reunião realizada durante a semana, já que atende uma parcela mínima do efetivo, menos de 5%, deixando os outros mais de 95% dos policiais sem uma regra de transição justa, sendo totalmente desproporcional, em especial com as mulheres policiais e com aqueles que se encontram mais próximos da aposentadoria.


volta ao topo