Brasileiro pode usar tecnologia para melhorar segurança pública. E de graça!
Preocupados com questões relativas à segurança pública, os empreendedores Josué Alencar e Efrem Filho disponibilizaram ao público um aplicativo chamado Liga, que funciona não apenas para reportar ocorrências de criminalidade, mas também como uma rede social em que é possível saber se amigos e familiares estão correndo algum tipo de risco. As funcionalidades foram aperfeiçoadas nos últimos meses e tiveram na Copa do Mundo a oportunidade perfeita para testá-las em grande escala. Deu certo e a continuidade dos trabalhos está confirmada. As ferramentas do Liga podem ser usadas por enquanto somente para quem tem iPhone e em breve para quem usa Android.
O Liga - A ideia surgiu assim que os fundadores do Liga concluíram que somente através da colaboração das pessoas é que se torna possível melhorar as condições de segurança pública nas cidades. “O cidadão tem muito a contribuir para a melhoria da sua sociedade e com total poder, pois, ele faz parte da sociedade e está envolvido diretamente com a mesma. No Liga há a possibilidade de reportar e anexar fotos da ocorrência apenas no momento em que o fato está ocorrendo. “Temos uma experiência de usuário diferente, cujo caráter colaborativo enriquecerá e tornará todas as informações relevantes”, explica Efrem. “Outro dado interessante é que muitas das ocorrências como assaltos não chegam ao conhecimento das autoridades. Entretanto, as vítimas desse tipo de crime costumam relatar suas experiências em redes sociais como desabafo e a informação acaba se perdendo com o tempo. “Dentro do Liga qualquer pessoa pode registrar e tornar público lugares onde foram praticados esses tipos de crimes, além de outras situações como presença de usuários de drogas, acidentes, emergências, bloqueios, manifestações, protestos e atos de vandalismo…”.
Avisos de amigos - O aspecto de rede social é evidenciado principalmente na função de “Queridos amigos”. Nela o aplicativo conecta os usuários com seus familiares ou amigos que, em comum acordo, podem acompanhar ao vivo suas localizações e comunicar se estão bem ou se precisam ser socorridos em razão de alguma emergência. “É o típico caso de parente ou amigo que mora do outro lado da cidade e você pede para ele ligar para saber se chegou bem em casa. Isso nos poupa aquela angústia se a ligação não foi recebida por esquecimento ou se aconteceu alguma coisa de grave no meio do caminho”, argumenta Josué. O Liga também pode ser usado por pais preocupados com a segurança de seus filhos adolescentes que estão fora de casa por algum motivo.
O Liga está disponível gratuitamente para telefones com iOS na AppStore (https://itunes.apple.com/us/app/liga-safer-together/id727355805?ls=1&mt=8 ). Mais informações em http://ligaapp.com
Fonte:SEGS