Notícias do Sinpol-MS

Bandidos ‘fogem’ do frio e registros de crimes despencam nas delegacias da Capital

Com o tempo frio, surgiram diversos boatos sobre os marginais “trabalharem” menos ou “fugirem” do frio, já que as guarnições de Campo Grande perceberam uma redução diária no número de ocorrências. A tese foi confirmada com base nos relatos de autoridades e em dados estatísticos.

 

De acordo com o delegado plantonista da Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) Centro, Luiz Tomaz de Paula Ribeiro, os dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública confirmam a tese e apontam essa diminuição da criminalidade nas duas últimas semanas deste mês, quando as temperaturas reduziram na Capital.

 

“O frio diminui pontualmente alguns tipos de crimes, devido à menor aglomeração de pessoas nas ruas e nos bares. Crimes contra patrimônio, que são furtos e roubos, e contra a pessoa, como lesão corporal, realmente reduzem sim”, explicou o delegado Tomaz.

 

Um exemplo disso é que quando iniciou o frio, a partir do dia 15 deste mês até hoje (26) foram registrados 308 furtos na Capital, sendo que no mesmo período do mês passado, quando estava calor, foram 464 ocorrências.

 

Já os roubos computados do dia 15 até agora foram 64, sendo que no mesmo intervalo do mês anterior tivemos 102. Quanto aos crimes contra a pessoa, como lesão corporal dolosa, nesses últimos onze dias foram 42, contra 87 em igual período do mês passado.

 

As autoridades acreditam que a diminuição dos crimes acontece porque há menos aglomerações nas ruas.

 

O delegado da 2ªDP (Delegacia de Polícia), Weber Luciano de Medeiros, destacou que o único crime de grande vulto que aconteceu recentemente foi o da Lotérica assaltada no Nova Lima, no último dia 23. “Realmente, o frio diminui o número de ocorrências. Na minha delegacia, neste período, teve uma redução em torno de 50%”, afirmou o delegado.
 

 



Fonte:Midiamax


volta ao topo