Notícias do Sinpol-MS

Atuação rápida da PC ajudou a condenar assassinos, diz Sinpol

Com informações CGNEWS

O presidente do Sinpol MS, Giancarlo Miranda, elogiou a atuação do Judiciário que condenou a dupla que matou o policial civil Joel Benites da Silva, em agosto do ano passado. “Devemos lembrar também que isso só foi possível graças ao trabalho da Polícia Civil que, rapidamente, solucionou o caso e prendeu os responsáveis”.

A Justiça de Mato Grosso do Sul condenou Mateus Fernandes Araújo, de 22 anos, e Carlos Batista Lima, vulgo “Macaco”, pelo roubo seguido de morte contra Joel Benites da Silva.

Carlos, acusado de trocar tiros com o policial, recebeu a maior condenação: 20 anos e 10 dias-multa em regime fechado. Já Mateus, mesmo tendo o juiz entendido que sua participação no crime foi menor que a do comparsa, foi condenado a 11 anos e 3 meses de prisão, mais 30 dias-multa. Ele também terá de cumprir a pena em regime fechado.

A decisão do juiz Roberto Ferreira Silva, da 1ª Vara Criminal de Campo Grande, foi proferida nesta segunda-feira (18). Na sentença, o magistrado pontuou que ambos agiram visando lucro fácil, à custa do sacrifício alheio, e que o comportamento da vítima em nada contribuiu para a prática do crime. A decisão também descarta o direito de os comparsas apelarem em liberdade.

O caso – Joel, que integrava equipe do GOI (Grupo de Operações e Investigações) foi morto no dia 20 de agosto do ano passado, após sofrer tentativa de assalto. O policial, que estava de folga, estava em frente à residência, na Rua Potiguaras, no Jardim Leblon, quando foi abordado pela dupla.

 

Câmeras de segurança flagraram toda a ação. Armados, os rapazes parecem apontar o revólver para uma pessoa que abre o portão da casa, após o policial estacionar veículo e descer do carro rumo ao imóvel, e, em seguida, um dos envolvidos atira contra o policial, que reage.

A pessoa no portão, segundo investigações, era filha da vítima. A irmã dele também estava na cena do crime, dentro do carro do pai. Em depoimento, as duas afirmaram não ter visto o momento em que a vítima foi ferida.

Conforme o Corpo de Bombeiros, os disparos atingiram a vítima na região do tórax. O policial recebeu os primeiros atendimentos ainda no local e foi levado para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do mesmo bairro, em estado grave, mas não resistiu.

Ao reagir a tentativa de assalto, o policial também atirou contra Carlos, que mesmo baleado fugiu. A dupla foi presa minutos depois do crime.

 


volta ao topo