Notícias do Sinpol-MS

Atuação dos policiais civis é fator decisivo para redução da criminalidade, afirma Sinpol

Foram divulgados nesta segunda-feira (31) dados do Monitor da Violência, que apontam uma redução de 10% no número de assassinatos no 1º trimestre de 2021 em Mato Grosso do Sul, em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo o índice nacional de homicídios criado pelo G1, com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal.

Para o presidente do Sinpol MS, Giancarlo Miranda, a atuação efetiva das polícias é o fator decisivo para essa redução nos números. "Embora não sejamos valorizados, sem a contrapartida em relação aos recursos humanos e na valorização do policial com salário digno, a nossa Polícia Civil é atuante e continuamos melhorando os nossos índices dia após dia. Toda essa redução nos números de violência se deve ao excelente trabalho realizado pelos policiais, que diuturnamente estão nas ruas para proteger a população", afirma.

Segundo o levantamento, o estado registrou 107 mortes violentas em janeiro, fevereiro e março de 2021, contra 120 neste mesmo período de 2020. A redução foi de 10,8%. No Brasil, o mesmo dado apontou uma queda de 11%.

O índice de assassinatos em Mato Grosso do Sul ficou em 1.3 crimes violentos a cada 100 mil habitantes por mês, taxa abaixo da média do Brasil, que ficou em 1.86 assassinatos a cada 100 mil pessoas. O levantamento é uma parceria do G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Com informações do G1 MS.


volta ao topo