Notícias do Sinpol-MS

“As delegacias estão em situações precárias, lotadas de presos e os policiais estão reféns”, afirma Barbosa após resgate de presos em Ponta Porã

Reprodução TV Morena

O Sinpol-MS recebeu a notícia do resgate de 11 presos da carceragem do 1° DP de Ponta Porã com preocupação, porém não com espanto. Na situação crítica em que se encontram as carceragens em todo o estado, mas principalmente na região de fronteira, o sindicato avalia que era de se esperar que situações como essa viessem a acontecer mais cedo ou mais tarde. Ainda na manhã desta segunda-feira, 20, dirigentes do sindicato estiveram no local.

 
Para Barbosa a circunstância é recorrente e precisa ser encarada com maior responsabilidade pelo poder público: “O alerta de que algo assim poderia ocorrer vem sendo dado pelo Sindicato dos Policiais Civis de MS para a SEJUSP há muito tempo, o que torna a situação ainda mais grave do ponto de vista da segurança dos policiais civis e da gestão pública”, afirma Alexandre Barbosa, presidente do Sinpol-MS.

 
“Aqui não foi a primeira e não vai será a última vez que houve resgate de detentos. Tanto aqui como em toda a fronteira do estado as delegacias estão em situações precárias, lotadas de presos e os policiais estão reféns”, finaliza Barbosa.

Desde o início da primeira gestão de Alexandre Barbosa como presidente do Sinpol-MS, a entidade tem levado ao poder público documentação referente a situação das carceragens em todo o estado. O Sindicato tem reiterado que não é prerrogativa dos policiais civis a custódia de presos, sendo caracterizada como desvio de função.

Por diversas vezes foi encaminhado a Secretaria Estadual de Segurança Pública, ao Conselho Nacional de Justiça e até mesmo a ONU denúncias da situação precária das carceragens. Faz-se necessário que a justiça abra mais vagas para os detentos nos presídios, local adequado para sua guarda. 

 
Assista AQUI a matéria que foi ao ar na noite desta segunda-feira, 20, no MSTV 2ª edição.


Fonte:Sinpol-MS


volta ao topo