Agepen e Polícia Civil reúnem-se para montar planejamento da retirada de presos das delegacias.
A administração estadual está trabalhando para atender uma das principais e históricas reivindicações dos policiais civis: a retirada dos presos custodiados nas delegacias do estado. É o que o Sinpol-MS tem observado e que foi informado pelos gestores. Na terça-feira (12), o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, e o delegado-geral da Polícia Civil, Marcelo Vargas, reuniram-se para preparar um plano estratégico para que a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário absorva os presos custodiados nas delegacias, gradativamente, até 31 de dezembro de 2018.
De acordo com Stropa, a direção da Agepen apresentou um panorama de sua linha de raciocínio e dos planos que pretende encaminhar, nos próximos dias, para análise do secretário de Segurança. A reunião serviu para colher subsídios da Polícia Civil para facilitar a tomada de decisões pelo Governo, vez que essa absorção passa por inúmeros investimentos em estrutura e pessoal.
O Sinpol-MS avalia que, apesar da dificuldade em se resolver esse problema devido ao número de instituições envolvidas, o processo tem caminhado e será positivo para categoria. “A resolução de problema de décadas leva tempo, mas temos a perspectiva que até 2018 aconteça. Estamos trabalhando por isso e vamos lutar até o fim para que nossos companheiros não sejam obrigados a expor sua segurança e vida nesse desvio de função”, declarou o presidente, Giancarlo Miranda. O sindicato orienta que nas unidades em que há custódia de presos, os policiais civis observem as orientações contidas na cartilha disponibilizada no site da entidade.
Fonte:Asscom Sinpol-MS com Assc Agepen