Notícias do Sinpol-MS

2019 foi um ano marcado por diversas lutas para o Sinpol

2019 foi um ano bastante movimentado e de lutas importantes para os policiais civis, principalmente contra a Reforma da Previdência. Já no mês de janeiro, o Sinpol iniciou uma agenda de diversas reuniões com deputados federais e senadores, em Brasília. Os diretores do sindicato conversaram com todos os parlamentares de Mato Grosso do Sul, além de deputados de outros estados e entregaram ofícios solicitando apoio para a categoria. Este ano, os policiais civis de Mato Grosso do Sul estiveram em Brasília por duas vezes com caravanas, protestando contra a reforma da previdência em frente ao Congresso Federal. Ainda em Brasília, o Sinpol participou de reuniões e debates com o Ministério da Justiça e com a Secretaria Nacional de Segurança Pública sobre a Lei Orgânica da Polícia Civil.

Em Mato Grosso do Sul, o sindicato começou o ano lutando pela promoção funcional dos policiais civis, se reunindo - por diversas vezes - com representantes do governo e deputados estaduais. Em março, o Sinpol deu início a uma campanha de mídia cobrando agilidade na publicação das promoções. No site e nas redes sociais do sindicato, além de jornais eletrônicos, ficou visível um calendário contando há quantos dias a categoria aguardava pela publicação. Na época, os policiais civis paralisaram as atividades por 24 horas em todo o Estado, com adesão de 100% da categoria. Em Campo Grande, a concentração foi em frente à Depac Centro e após deliberação, a categoria caminhou pelas ruas da Capital até a casa do governador Reinaldo Azambuja. Com um bolo de aniversário, os policiais civis cantaram "Parabéns Pra Você", porque completava um ano aguardando a promoção funcional.

Ainda na luta pela promoção funcional, o Sinpol fez uma panfletagem na Avenida Afonso Pena e também realizou campanhas em rádios da Capital e do interior, com a veiculação de spots.

Os meses de março, abril, maio e junho ficaram marcados pelas intensas campanhas de mídia realizadas pelo sindicato cobrando valorização para os policiais civis. A campanha intitulada “Com Crise / Sem Crise”, espalhou outdoors em vários pontos de Campo Grande, além de cidades do interior como Corumbá, Dourados, Ponta Porã, Nova Andradina, Três Lagoas, Aquidauana, Anastácio, Miranda, Sidrolândia, Nova Alvorada do Sul e Maracaju. Na época, o Sinpol também lançou a “Operação Legalidade”, visando orientar os policiais civis a realizarem somente as atribuições previstas na legislação e esteve em todas as delegacias do estado com visitas de rotina para conversar com os policiais civis.

Fechando o ano, o sindicato continuou na luta contra a reforma da previdência, agora no âmbito estadual, cumprindo diversas agendas com deputados estaduais e representantes do governo do Estado, para salvaguardar o direito a uma aposentadoria digna para os policiais civis.

Durante o ano, o Sinpol lançou ainda a 2ª temporada do programa Papo de Polícia, com 10 entrevistas inéditas sobre os mais diversos assuntos. Já na área social, o sindicato realizou eventos como o 3° Baile dos Aposentados, o Dia das Mães, a 4ª Corrida do Policial Civil, o Baile do Policial Civil e o Natal Solidário.

2019 também ficou marcado pela atuação exemplar dos policiais civis, que ao longo do ano solucionaram diversos crimes emblemáticos em todo o Estado, inclusive colocando Mato Grosso do Sul em primeiro lugar no ranking nacional de resolutividade de crimes. Destaque para a investigação do Garras que evitou o que poderia ser um dos maiores roubos à banco do país, desmantelando uma quadrilha altamente especializada. “Nós querermos agradecer cada policial civil que esteve junto do sindicato neste ano. Só assim nos mantivemos fortes em todas as lutas e desejamos que 2020 nos traga muitas vitórias”, finalizou Giancarlo Miranda, presidente do Sinpol.


volta ao topo