Notícias do Sinpol-MS

19 presos são transferidos de Delegacia de Chapadão do Sul

Sinpol-MS

Após pedido formalizado por meio do ofício nº 07/2015 do Sinpol-MS, a Coordenadoria das Varas de Execução Penal (Covep) autorizou a remoção de 19 presos da Delegacia de Polícia de Chapadão do Sul para unidades prisionais da Agepen em Campo Grande, Corumbá, Três Lagoas e Cassilândia. A autorização foi emitida no dia 05 de fevereiro, tendo seu cumprimento nesta quinta-feira (12).

A custódia de presos em delegacias é um fato recorrente em diversas cidades do Estado, contudo o Sinpol-MS tem atuado firmemente contra esta prática, pois entende que a permanência dos detentos nestes locais acarreta insegurança para os cidadãos que moram próximos às DP’s e também para os policiais que vigiam o local. “A maioria das delegacias não conta com estrutura física e de pessoal para custodiar tantos presos”, declarou o presidente do Sinpol-MS, Alexandre Barbosa.

Membros da diretoria do sindicato têm visitado, constantemente, as delegacias da capital e do interior para verificarem as condições de trabalho dos policiais civis, bem como recebendo denúncias e reivindicações. E têm constatado que há prédios com celas danificadas e número insuficiente de efetivo. No último dia 02, os diretores jurídicos do Sinpol-MS, Giancarlo Miranda e Joel Barbosa, estiveram na Delegacia de Chapadão do Sul com o intuito de verificar as condições do imóvel.

“Nós queremos agradecer a Covep por ter atendido ao nosso pedido. E esperamos que essa decisão se estenda a outras delegacias do Estado que, apesar de ainda não apresentarem superlotação, também estão com presos aguardando a transferência”, ressaltou Barbosa.

Entenda o caso

A Delegacia de Chapadão do Sul possui cela com capacidade para 12 detentos, contudo já abrigava 41 pessoas. O caso denunciado mostrou a falta de estrutura do local que tem falhas no abastecimento de água e privadas entupidas. Nestas condições, os detentos faziam suas necessidades fisiológicas em sacos plásticos e em embalagens de marmitex. Os policiais civis faziam o descarte desse material no lixo.
 


Fonte:Assessoria de Comunicação Sinpol-MS


volta ao topo