Notícias do Sinpol-MS

Sinpol participa de audiência pública sobre segurança bancária

Fonte: Sindicato dos Bancários de CG

Foram quase cinco horas de discussões durante a audiência pública sobre “A Segurança Bancária”, realizada nesta quinta-feira (23), na Assembleia Legislativa. Os números apresentados mostram a falta de segurança nas agências bancárias: os arrombamentos a caixas eletrônicos em Mato Grosso aumentou 72,7% no ano passado.

As regras de segurança que devem ser aplicadas nas agências bancárias estão previstas na lei 7.102/83 e foram muito debatidas. Outro ponto levantado durante a audiência pública é com relação a necessidade de investimentos na Segurança Pública. As ações de criminosos ocorrem com mais frequência em cidades do interior do Estado por causa do efetivo reduzido de policiais militares e civis, e ainda existe a diferença no uso de armas.

Durante o encontro, ficou demonstrado que em Mato Grosso do Sul, a Polícia Civil tem atuado de forma satisfatória, resolvendo vários crimes de furtos e roubos a bancos, mesmo assim, ainda é preciso investimentos e reforço do efetivo. “O debate de hoje foi muito importante porque foi possível expor a situação dos policiais civis, principalmente nas cidades mais afastadas da Capital. Anualmente uma delas tem ataque de bandidos, agindo como um “novo cangaço”, onde eles sitiam a cidade, impedem a locomoção dos policiais e explodem bancos e caixas eletrônicos, tudo isso utilizando explosivos e armamentos pesados. Então é necessário que a polícia esteja equipada em um patamar acima, com armamento e efetivo para enfrentar a criminalidade com resultados positivos”.

Uma comissão com representantes dos bancários, vigilantes, Polícia Federal e Polícia Civil foi criada para análise das propostas apresentadas durante a audiência pública. Essa avaliação resultará na elaboração de um novo projeto de lei sobre segurança bancária.


volta ao topo