Notícias do Sinpol-MS

Sinpol-MS cobra da Agepen cronograma de retirada de presos das delegacias

Sinpol-MS

Nesta segunda-feira (30) o presidente do Sinpol-MS, Giancarlo Miranda, reuniu-se com o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, para solicitar a apresentação do cronograma da retirada dos presos das delegacias, que foi prometida em 2015 pelo governo estadual, mas que não se concretizou. Giancarlo lembrou que a Agepen somente absorveu os presos das cidades de Ivinhema e Caarapó. “A permanência dos presos nas delegacias representa risco à comunidade e aos policiais civis, além de ser uma ilegalidade que provoca o desvio de função”, declarou.

O diretor-presidente afirmou que somente será possível apresentar um cronograma factível após a nomeação dos novos 500 agentes penitenciários, que terminarão o curso de formação em dezembro deste ano.

Durante a reunião, Giancarlo solicitou urgência para as delegacias que, constantemente, estão superlotadas, registrando motins e fugas. O diretor-presidente afirmou que a Agepen fará um esforço para que todos os presos sejam encaminhados para os presídios. Contudo, declarou que a demora ocorre porque, especialmente, há dificuldade de vagas quando os presos condenados são de comarcas diferentes.

Sobre a DP de Nova Alvorada, a Agepen tem a intenção de que os presos sejam absorvidos pelo presídio de Rio Brilhante e arredores. Já em Angélica, as mulheres presas serão encaminhadas diretamente para Jateí.

Há uma determinação para os presos das delegacias Aquidauana, Bodoquena, Miranda, Sidrolândia e Ponta Porã sejam transferidos para o presídios das respectivas regiões depois da audiência de custódia, inclusive após a conclusão das reformas que estão em andamentos em algumas dessas localidades. O Sinpol-MS orienta que os policiais civis solicitem a transferências dos presos logo após a audiência de custódia.


volta ao topo