Notícias do Sinpol-MS

Sinpol alerta a categoria para cuidados com a Febre Amarela

A Febre Amarela é uma doença viral aguda, transmitida ao homem e primatas por meio da picada de mosquitos infectados. Mato Grosso do Sul tem sido classificada como área endêmica ao ser incluída na Amazônia Legal. Assim as vacinas estão disponíveis nos postos de saúde para imunização dos 9 meses aos 60 anos, exceto para mulheres amamentando crianças menores de 6 meses de idade, pessoas com alergia grave a ovo, doenças autoimunes, HIV e contagem de células CD4 menor que 350, usando imunossupresores e em tratamento de radioterapia ou quimioterapia.

As primeiras manifestações da febre amarela incluem o início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, no corpo, náuseas, vômito, fadiga e fraqueza. Forma mais grave e rara pode ocorrer depois de dois dias de melhora, havendo insuficiência hepática, renal, sangramentos, além de olhos e pele amarelados.

Identificado alguns dos sintomas, a recomendação consiste em procurar atendimento médico na unidade de saúde mais próxima, informando qualquer viagem para área de risco nos 15 dias antes do início dos mesmos, se foi observada morte de macacos próxima aos locais visitados e qual a data em que houve aplicação da vacina. Estima-se que a incubação ocorra entre três a seis dias do contato com o vírus, podendo em situações esporádicas chegar de 10 a 15 dias.

“Qualquer dúvida ou ao perceber algum sintoma, a orientação é que o policial civil busque atendimento médico o mais rápido possível. Vale salientar que nós temos a assistência da CASSEMS em todo Estado“, informou Giancarlo Miranda, presidente do Sinpol.


volta ao topo