Notícias do Sinpol-MS

Quase metade dos brasileiros aceita tortura de criminosos, diz pesquisa

Divulgação

Um estudo do Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da Universidade de São Paulo (USP) revela que o número de pessoas que discordam claramente da tortura para obtenção de provas caiu de 71,2% para 52,5% entre 1999 e 2010. E mais: quase a metade dos entrevistados (47%) em 11 capitais brasileiras toleraria a violência contra suspeitos em determinados casos. Os dados são da pesquisa nacional, por amostragem domiciliar, sobre atitudes, normas culturais e valores em relação à violação de direitos humanos e violência. As informações foram publicadas no jornal O Estado de S. Paulo.

 


O levantamento revela ainda que aproximadamente um terço dos entrevistados defende ameaçar verbalmente, bater, dar choques, queimar com pontas de cigarro, ameaçar parentes e deixar sem água ou comida, suspeitos acusados por crimes como estupro e tráfico de drogas, por exemplo.

 


O estudo aponta também que, nas capitais pesquisadas, houve uma melhora na avaliação positiva das instituições de segurança pública. A Polícia Militar, por exemplo, foi apontada como boa ou muito boa por 38,7% das pessoas em 2010 - eram 21,2% em 1999.

 


Em contrapartida, caiu o porcentual dos que discordam totalmente que a polícia possa "invadir uma casa" (de 78,4% para 63,8%), "atirar em um suspeito" (de 87,9% para 68,6%), "agredir um suspeito" (de 88,7%, para 67,9%) e "atirar em suspeito armado" (de 45,4% para 38%).

 



Fonte:Fenapef


volta ao topo