Notícias do Sinpol-MS

Entulho do crime lota delegacia, à espera dos donos, que não aparecem

Campo Grande News

Duas salas lotadas e uma fileira de bicicletas. É esse o saldo de produtos recuperados diariamente pela 4ª Delegacia de Polícia Civil, mas que estão encalhados há meses e até anos à espera de seus donos.

 


“A gente recupera todos os dias muitos objetos furtados ou roubados, mas não conseguimos encontrar o dono de vários. Os produtos vão virando depósito aqui”, explica o delegado Devair Aparecido Francisco.

 


Cadeiras de fio, utilizadas geralmente nas varandas, equipamentos eletrônicos como DVDs e videocassetes, aparelhos de som e notebooks estão entre os principais objetos que lotam a unidade policial.

 


O delegado explica que os objetos recuperados são levados para a delegacia e os investigadores checam as características no sistema para verificar se existe registro de furto ou roubo e, caso localizem, entram em contato com os proprietários.

 


No entanto, Devair alerta para o fato de muitos proprietários não registrarem boletim de ocorrência e isso ser a maior dificuldade para localizar os donos.

 


A falta de detalhes sobre os objetos roubados, que facilitem no cruzamento dos dados, também dificulta a devolução.

 


O delegado ressalta que toda vítima, mesmo que seja de pequeno furto, deve registrar boletim de ocorrência e especificar as características dos objetos levados.

 


“Isso facilita o trabalho da Polícia, além de beneficiar a população”, explica.

 


A maioria dos furtos é realizada com o objetivo de sustentar o vício nas drogas e, por isso, o delegado explica que não existe um produto que seja mais preferido dos assaltantes, já que qualquer mercadoria que possa ser vendida ou servir de moeda de troca é válida para os autores.

 


Na semana passada, o Campo Grande News mostrou o problema que moradores do bairro Rita Vieira enfrentam com os constantes furtos praticados por usuários de drogas.

 


“A maioria é usuário para sustentar o vício, boa parte são adolescentes. Mas tem também algumas quadrilhas. Todo dia prendemos gente envolvida nesse tipo de crime, mas outros vão aparecendo”, afirma.
Como localizar - Quem teve alguma mercadoria furtada ou roubada e ainda não conseguiu recuperar, a recomendação é registrar boletim de ocorrência, caso ainda não tenha sido feito.

 

 

Caso reconheça algum dos objetos pela fotografia ou tenha conhecimento de que seus objetos foram recuperados, o proprietário deve ir até a delegacia com a cópia do boletim de ocorrência, nota fiscal ou descrever algum detalhe que não deixe dúvidas sobre a propriedade.

 

 

Depois do inquérito encerrado, os objetos sem dono devem ser levados para o depósito da Justiça, mas o delegado afirma que por falta de espaço e também para facilitar a devolução muitas mercadorias continuam nas delegacias.
 

 



Fonte:Campo Grande News


volta ao topo