Notícias do Sinpol-MS

Em audiência pública, população de Nova Andradina decide entregar carta de reivindicações ao governador

Sinpol/MS
Desvio funcional dos policiais foi um dos pontos mais debatidos.

Durante audiência pública realizada ontem (27), na Câmara Municipal de Nova Andradina para debater sobre a segurança pública do município, autoridades explanaram a população sobre as dificuldades enfrentadas pelos policiais civis e militares para executarem suas funções.

 


O delegado da 1ª delegacia de polícia da cidade, Dr. André Luiz Noveli, apontou o excesso de atribuições, como o principal problema enfrentado pelo policial. “O policial civil cuida de preso, dá comida, abre cela para advogado, promotor e visitas, investiga crime, enquanto a população fica à espera de atendimento, porque é um policial para fazer tudo isso”.

 


Roberto Simião de Souza, vice-presidente do SINPOL/MS falou da necessidade da AGEPEN (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) assumir a cadeia pública da cidade para que os policiais possam exercer sua função mister.

 


“Policial civil é preparado para investigar os crimes praticados contra a população do município. A custódia de presos é atribuição de agente penitenciário”, disse.

 


Na sequência, Simião apresentou um vídeo denunciando o cenário lamentável encontrado nas delegacias de Mato Grosso do Sul. “Essa situação afronta a legislação. Além do policial, o preso também é prejudicado porque na delegacia não tem estrutura mínima para prestar assistência que lhes é de direito”.

 


Diante das discussões acerca da segurança pública de Nova Andradina, os participantes em unanimidade, aceitaram a proposta de redigir uma carta elencando as providências emergenciais a serem tomadas pelas autoridades competentes no âmbito municipal, estadual e federal, entre as quais estão a assunção da cadeia pública pela Agepen; o aumento do efetivo de policiais civis e militares, bem como melhores condições estruturais nas instituições; a implantação de uma delegacia da polícia federal no município, entre outras reivindicações.

 


De acordo com o presidente da Câmara, Adriano Palopoli, a carta de Nova Andradina será entregue em mãos, ao governador André Puccinelli, para que sejam tomadas as medidas necessárias.

 


Além das autoridades citadas, participaram da audiência, o tesoureiro geral do SINPOL/MS - Amaury José Pontes, o vereador Antônio Tomaz, o promotor criminal – Dr. Fabrício Mingati, o secretário municipal de serviços públicos – Roberto Ginel, o presidente do Conselho Comunitário de Segurança - Dr. Walter Bernegozzi Jr, o Tenente Cel. Flávio Katumi do 8º Batalhão da PM, a capitã Tatiane Enoe do Corpo de Bombeiros, acadêmicos do curso de direito e pedagogia, além da população local.

 



Fonte:Sinpol/MS


volta ao topo