Notícias do Sinpol-MS

Delegacias de Coxim e Rio Verde estão em situação caótica, afirma Sinpol-MS.

Sinpol-MS

Nesta segunda-feira (20), o diretor jurídico adjunto do Sinpol-MS, Luiz Carlos Botelho, e o advogado do sindicato, José de Mello Junior, estiveram nas delegacias de Coxim e Rio Verde para verificar a situação de trabalho dos policiais civis e informar sobre as ações do sindicato.

Em Coxim, foi registrada a fuga de dois adolescentes que estavam apreendidos na unidade irregularmente em uma sala transformada em cela, que teve apenas a sua porta trocada por uma mais resistente. Porém, esta porta não foi suficiente para impedi-los de fazer o arrombamento. Para Botelho, é inadmissível que a custódia de presos seja tratada com improvisos. “Não tem como fazer segurança pública com gambiarras. É preciso que os presos, de todas as idades, sejam custodiados em locais adequados e não em uma delegacia”, destacou. Os dois adolescentes já foram recapturados.

Já em Rio Verde a situação está crítica, pois mesmo com as celas interditadas, a delegacia está custodiando cinco presos sem o fornecimento de água e com o esgoto estragado. No local está prevista a realização de uma reforma paliativa para ‘maquiar’ a falta de estrutura, objetivando aumentar o número de presos custodiados na unidade. Segundo o presidente do Sinpol-MS, Giancarlo Miranda, a entidade não permitirá que a reforma ocorra nas celas, pois em delegacia não é lugar de preso. “É inadmissível empurrar este problema para as mãos dos policiais civis, que heroicamente tentam manter esses criminosos longe das ruas. Não vamos permitir esse descaso com a segurança dos policiais civis e com os moradores da região”, enfatizou. O Sinpol-MS solicitou a secretaria municipal de saúde que envie a vigilância sanitária para fazer uma inspeção nas delegacias de Rio Verde e a transferência dos presos para unidades prisionais.


volta ao topo