Notícias do Sinpol-MS

Comunicado do Fórum dos Servidores acerca do reajuste salarial

Fórum dos Servidores Públicos de MS

O Fórum dos Servidores Públicos do Estado de Mato Grosso do Sul, mediante a proposta de reajuste de 2,94% ao funcionalismo estadua, vem a público expor e fazer as seguintes considerações:

O discurso da transparência e da valorização do serviço público mostrou-se apenas falsas promessas de campanha.

Em 2015 e 2016, o Governador Reinaldo Azambuja (PSDB) não concedeu a Revisão Geral Anual aos servidores públicos do Estado.

Fato que configurou na prática do “Reajuste Zero”, posicionamento que vai de encontro com o artigo 37 da Constituição Federal, inciso X, deixando assim, a categoria sem reposição inflacionária neste período.

Em maio de 2017, novamente o Governo anunciou o “Reajuste Zero”, diante da negativa em reunião e após grande mobilização dos Servidores Públicos, como por exemplo, manifestações na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul e acampamento dos Policiais Civis em frente à Governadoria, o Governo do Estado reabriu um diálogo com as lideranças sindicais com o objetivo de avançar nas tratativas de percentagem de reajuste salarial. Por fim, o Governo anunciou um frustrante percentual de 2,94% a ser aplicado a partir da folha de pagamento do mês de setembro de 2017.

Após diversas assembleias realizadas com as categorias, apesar de entenderem que o percentual apresentado está muito aquém das expectativas e em respeito à população sul-mato-grossense, os servidores públicos optaram por não realizarem a greve geral desde que o índice anunciado seja extensivo a todas as categorias sem diferenciação e também que o Governo atenda de forma efetiva as demandas específicas em negociação.

Os coordenadores do Fórum dos Servidores Públicos destacam ainda a dificuldade no avanço devido à má gestão na administração dos recursos públicos, acompanhada de reiteradas denúncias de corrupção que envergonham o nosso Estado.

Ressaltam ainda que o atual Governo Estadual foi o que mais recebeu verbas extras-orçamentárias a exemplo dos R$1,4 bi dos depósitos judiciais. Dessa forma, fica claro que a sociedade sul-mato-grossense é a mais prejudicada por atos de um Governo de probidade questionável.

Portanto, a fim de se evitar que este cenário se perpetue, convidam a sociedade civil organizada para criação e composição do Fórum Contra a Corrupção.

 

Fórum dos Servidores Públicos de Mato Grosso do Sul


volta ao topo