Notícias do Sinpol-MS

Cassems tem novo modelo contributivo aprovado em Assembleia de associados

Em Assembleia Geral Extraordinária, realizada nesta quinta-feira (07), foi aprovado pelos associados a mudança do modelo contributivo da Cassems. O evento, que é previsto em estatuto teve a participação de cerca de mil servidores estaduais, beneficiários titulares do plano.

Em seu discurso, o presidente do Sinpol-MS, Giancarlo Miranda, afirmou que era preciso debater amplamente a alteração com os associados e estudar o melhor momento para implantação. “Os últimos anos têm sido difíceis para o servidor público estadual. Não tivemos reajuste salarial de acordo com a inflação, porém o custo de vida continua subindo. Conforme o estudo técnico mostrou, a Cassems precisa passar por essa reestruturação para continuar prestando um serviço de qualidade aos associados, mas infelizmente ele ocorre em um momento inadequado”, declarou.

As mudanças já estão vigorando. Portanto, os 4,5 mil beneficiários, de casais servidores, passarão a contribuir com o maior salário recebido entre os dois e o servidor com o menor salário poderá entrar como dependente. Os 25,5 mil titulares que têm dependentes contribuirão com os seguintes percentuais:

- Beneficiário titular com um dependente: 7%;

- Beneficiário titular com dois dependentes: 7,25%

- Beneficiário titular com 3 dependentes ou mais: 7,5%

- Os 22 mil, que não têm dependentes, continuarão contribuindo com 6%

A mudança foi motivada pelo grande número de ações judiciais em desfavor da Cassems, que determinava a inscrição de um dos cônjuges como dependente. Segundo o levantamento, se todos os casais de servidores associados colocassem um dos cônjuges como dependente, a Cassems deixaria de arrecadar de 10 a 13 milhões. Por outro lado, caso todos cobrem os valores retroativos, a Cassems pode ter um prejuízo de 50 milhões de reais. Valores que levariam o plano a falência. 


volta ao topo